Pinturas e objetos nas cavernas
Pinturas e objetos nas cavernas

 

Pinturas e objetos nas cavernas

  

Muitos vestígios das sociedades paleolíticas foram encontrados em cavernas. Isso não significa que as pessoas passavam a maior parte do tempo nelas - o ambiente de uma caverna simplesmente protege esses vestígios contra erosão, corrosão e decomposição, permitindo que durem dezenas de milhares de anos. Mas nem todas as cavernas são tão úteis.  As cavernas que possuem fontes de água em seu interior, conhecidas como cavernas ativas, tornam difícil determinar como era a vida no passado. Inundações e mudanças no curso da água espalham detritos, como ossos, fragmentos de pedras e instrumentos, por toda a caverna, geralmente a centenas de metros de onde foram deixados.

Até mesmo a arte das cavernas não está realmente restrita a elas. As cavernas conservam melhor a arte, mas pinturas de animais da Idade da Pedra também foram encontradas em rochas e penhascos pela África (em inglês) [fonte: Constable]. A caverna mais famosa do mundo é Lascaux, próxima a Montignac, na França (em inglês), que foi descoberta em 1940, e cuja entrada foi modificada posteriormente para criar uma passagem e pisos de alvenaria para os visitantes. Entretanto, a caverna foi fechada e o clima em seu interior foi controlado para evitar danos às pinturas, que são muito sensíveis aos flashes das câmeras e ao dióxido de carbono emitido pelas pessoas.

Homem das cavernas

 

 

 istockphotos Pinturas de animais em cavernas

Só nos resta especular sobre os propósitos das pinturas das cavernas encontradas em Lascaux e em outros locais. Elas podem ter feito parte de rituais religiosos, ter sido simples representações da vida que os habitantes das cavernas levavam, ou homenagens supersticiosas criadas na esperança de uma caça bem-sucedida. Uma coisa é certa: o principal tema dos homens das cavernas era a vida animal ao seu redor. A maior parte das imagens pintadas nas paredes das cavernas representa animais, principalmente os de rebanho, como búfalos (em inglês), cavalos (em inglês) e javalis. Algumas imagens parecem abstratas, representando padrões de linhas e pontos. Talvez fossem uma forma primitiva de calendário ou signo, ou uma representação de imagens vistas enquanto estavam inconscientes. Também é interessante considerar o que não era representado pela arte das cavernas: pouquíssimas árvores ou outra vegetação e algumas imagens de humanos. Não temos a menor idéia do motivo pelo qual eles ignoravam esses temas.

As pinturas das cavernas, particularmente as de Lascaux, são muito detalhadas. Algumas delas representam animais grandes, quase do tamanho natural. Os principais pigmentos usados eram óxido de ferro para vermelho e manganês para preto. O ocre criava uma variedade de tons amarelos ou alaranjados. Os habitantes das cavernas aplicavam a tinta soprando por um tubo ou diretamente pela boca. Também usavam pincéis feitos de pêlos de animais ou de materiais de plantas, além dos próprios dedos, pedras e outros instrumentos [fonte: Aujoulat]. Às vezes, as imagens eram esculpidas, além de pintadas. Muitas pinturas eram feitas no fundo da caverna com ajuda de tochas e de lamparinas. As lamparinas eram pedaços de pedra com uma alça em uma extremidade e um